
O último sábado (06) foi especial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Sorriso, que celebraram a conclusão do curso técnico“Mais Saúde com a Agente”. A cerimônia, realizada no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi, marcou o fim de um ano dedicado a novos aprendizados e ao aprimoramento profissional.
A iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) mergulhou ao longo do ano em conteúdos voltados ao cuidado integral, passando por temas que contemplam todas as fases da vida — da gestação à terceira idade, buscando unir as ações da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, reforçando o papel essencial desses profissionais dentro do SUS.
Para o ACE, José Morais Lima Filho, a formação consolidou conhecimentos e ampliou a capacidade de atuação dos agentes. “Tivemos acesso a conteúdos que vão fazer diferença no nosso cotidiano de trabalho. Foi um período de evolução para todos nós”, frisa.
Divididos em cinco turmas, os mais de 100 formandos foram acompanhados ao longo de todo o ano por preceptoras que contribuíram diretamente para o desenvolvimento das atividades. Aline dos Santos Oliveira, Cátia Freitas Luciano, Clarice Nericke, Maria Aparecida Nunes e Marielli Kaminski atuaram diretamente na orientação das turmas e no desenvolvimento das atividades.
“O ‘Mais Saúde com a Agente’ é um processo que transforma realidades, aprimora habilidades técnicas, amplia o olhar sobre o cuidado e fortalece a saúde pública e hoje a gente celebra o esforço de cada aluno com essa simples, mas de coração, cerimônia de encerramento, de reconhecimento desse esforço”, destacou Cátia Luciano, preceptora e coordenadora da Atenção Primária.
A secretária adjunta, Ana Claudia Ferraz, que também esteve presente na solenidade, fez questão de reconhecer a importância do trabalho desses profissionais.
“Meus parabéns a todos que concluíram essa formação. As novas habilidades adquiridas fortalecem a atuação de vocês na linha de frente, onde o cuidado começa. É o trabalho de cada agente que leva o SUS para dentro das casas e das rotinas das famílias”, afirmou.
O Programa “Mais Saúde com a Agente”, criado pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo de preparar os ACS e ACE para compreender melhor as necessidades das famílias, identificar vulnerabilidades e atuar de forma mais próxima, humana e preventiva.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Ney Pinheiro
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Lucas do Rio Verde Sonho de 25 anos segue avançando com nova etapa da regularização fundiária no Colina Verde
Sorriso - MT Sorriso realiza Operação Tolerância Zero Carnaval
Sorriso - MT SAE debate ISTs e gravidez na adolescência em escolas
Destaques AMM AMM Itinerante: programação destaca palestras e painéis sobre desenvolvimento municipal
Sorriso - MT Prefeitura realiza nova etapa de ação educativa em saúde bucal na rede municipal
Lucas do Rio Verde Prefeitura orienta empresários sobre obrigatoriedade de licenciamento ambiental
Lucas do Rio Verde Prefeitura promove Matinê de Carnaval na Concha Acústica e amplia programação com projetos culturais nos bairros
Lucas do Rio Verde Prefeitura abre inscrições no dia 16 para curso de confeiteiro do Qualifica Lucas
Destaques AMM AMM assegura novos prazos para municípios enviarem prestação de contas ao TCE 




